Op. Aritm. - Divisão Decimal
José Pedro Neves

 

 

A principal ideia que temos de ter em conta com a divisão de números decimais é que o dividendo tem que ter as mesmas ou mais casas decimais que o divisor.

Como vamos dividir 1 por 0,5? Vamos aprender uma coisa sobre números decimais. Na zona decimal do número, todos os zeros que se encontrarem da direita para a esquerda até ao primeiro digito diferente de zero, não contam para o valor do número. Por exemplo, 1 é igual a 1,0. Outro exemplo; 1,05 é igual a 1,0500000000.

Então a divisão que vamos fazer é: 1,0 por 0,5. não há dúvidas pois não? Vamos complicar. Na divisão de decimais podemos levar a "precisão" da divisão ao limite que quisermos. Vamos fazer a conta 3 a dividir por 0,45. Como vimos em cima, 3 é igual a 3,00. Podemos então fazer a conta. Fazendo a prova real da divisão verificamos que a conta está certa.

Como de falava acima, podemos aumentar a precisão do resultado acrescentando mais um zero ao dividendo. vamos colocar as vírgulas como deve ser. Como o dividendo tem 3 casas decimais e o divisor tem 2 casas decimais, o quociente tem que ter 3-2=1, uma casa decimal, e o resto tem que ter as mesmas casas decimais do dividendo. Fazendo a prova real a conta está certa. Dúvidas?

O que tem de bom a divisão com decimais é que conseguimos saber quanto vale um quarto de quilo, para isso basta dividir 1 por 4. Para ser mais rápido vamos já dizendo que 1 é igual a 1,00.

agora só falta colocar a vírgula , e como sabemos que 0,25=0,250, podemos dizer que 1 quarto de quilo é igual a 250 gramas.