ir para www.jpdasneves.com
Quem passar por aqui e me quiser mandar um e-mail ...
Em qualquer navegador da Internet (web browser) podemos aumentar o tamanho do texto carregando em "Ctrl +" e diminuir o tamanho do texto carregando em "Ctrl -".
 A Lua

  A Lua é um satélite da Terra, ou seja, gira em volta da Terra.
  Um eclipse do Sol, ou eclipse solar, tem lugar quando a Lua impede a luz do Sol de atingir a Terra. Só se pode ver um eclipse total dentro de uma zona com algumas centenas de quilómetro de diâmetro - a zona de sombra.
  Vemos sempre a mesma face da Lua. Quando a Lua se formou era feita de rochas derretidas, girando sobre si mesma durante algum tempo. Quando arrefeceu formou-se uma crosta exterior dura. A gravidade da Terra, puxando por essa crosta, abrandou o movimento giratório e criou uma "saliência" de alguns quilómetros num dos lados da Lua. Agora essa saliência está sempre virada para dentro e a Lua mantém sempre a mesma face voltada para a Terra.
  Chamamos fases às várias aparências da Lua. Primeiro surge a Lua Nova, quase toda negra. À medida que se vai "enchendo", surge um pequeno crescente de luz, que vai aumentando e quando chega a metade da superfície, dá-se o nome de Quarto Crescente. O "enchimento" com luz vai até toda a superfície ficar iluminada, estamos na Lua Cheia. Depois a superfície iluminada começa a "minguar", quando chega a metade da superfície com sombra, chamamos Quarto Minguante. Depois a sombra vai tomando conta da face da Lua, quando toda a face da Lua está com sombra temos de novo a Lua Nova.
  Ao intervalo de tempo entre duas fases iguais consecutivas chama-se mês sinódico. Este intervalo não é sempre igual. No ano 2000, o mês sinódico foi, em média, de 29,53 dias.
  Assim como a Terra, a Lua gira em torno de seu próprio eixo (movimento de rotação). Dura aproximadamente 28 dias, assim como a revolução (movimento em volta da Terra), e é graças a essa igualdade que nós só podemos ver uma face do satélite.
Estatísticas lunares
Diâmetro no equador: 3.476Km
Volume: 1/49 do volume da Terra
Densidade: 3,34 (água=1)
Massa: 1/81 da massa da Terra
Gravidade: 1/6 da gravidade da Terra
Ponto mais perto da Terra: 356.400Km
Ponto mais afastado da Terra: 406.700Km
Distância média à Terra: 384.700Km